segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Márcio Barbosa

Se você ouvir falar de um professor de Matemática que dá aulas em ruas do RJ, que vende DVDs, e está procurando informações sobre seus métodos antes de comprar o material que ele oferece, você deve ler isso.

Este senhor vende DVDs com métodos matemáticos falhos. Por exemplo, ele recomenda que se esqueça Pitágoras, e que se utilize o método por ele desenvolvido para encontrar a hipotenusa de um triângulo retângulo. Pitágoras falava sobre uma propriedade dos triângulos retângulos (triângulos com um ângulo reto, ou seja, com um ângulo medindo 90º). Os dois lados menores destes triângulos são chamados "catetos", enquanto o lado maior, oposto ao ângulo reto, é chamado de hipotenusa. Pitágoras provou que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos".
Como assim?
Por exemplo, em um triângulo retângulo de catetos 3 e 4, podemos descobrir a hipotenusa da seguinte forma:
1- eleve cada cateto à segunda potência (multiplique por ele mesmo)
3x3=9 e 4x4=16
2- some esses valores
9+16=25
3- Agora calcule a raiz quadrada desse valor
Raiz de 25 é 5. A hipotenusa é 5.

Como Márcio Barbosa sugere que se faça o cálculo?
Segundo uma usuária do orkut, que se identifica como Monica, e que vende produtos do MB, o método seria o seguinte:
1- Calcule: cateto maior - cateto menor
4-3=1
2- a esse resto, some o cateto maior.
1+4=5
O resultado, 5, é a hipotenusa, o mesmo resultado encontrado por Pitágoras. Não é mais fácil o método de MB do que o de Pitágoras? É. Pena que só funciona em casos específicos.

Por exemplo, outro triângulo retângulo, de catetos 5 e 12.
Por Pitágoras, os quadrados dos catetos serão 25 e 144. A soma dá 169, cuja raiz é 13, ou seja, a hipotenusa é 13. Segundo o método de MB, 12-5=7. A 7, somamos 12, encontrando 19, que NÃO É A HIPOTENUSA!

Ou seja, o método, sendo assim divulgado em DVD, se constitui em um método falso. Ou o MB não sabe que seu método não funciona, ou o vende assim mesmo para quem passa na rua onde leciona. Já enviei alguns emails para ele, mas até agora não obtive uma resposta pessoal sua.

Nenhum comentário: